sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Reviver as antigas moedas



(tradução google)

Europa 'opção de Lazarus" reviver as antigas moedas


A crise da zona do euro pode ser facilitada por trazer de volta as moedas nacionais de economias em dificuldades para correr ao lado do euro.

Dracma












O dracma grego e as moedas nacionais dos outros países da zona euro com problemas poderia ser revivido para correr ao lado do euro. Fotografia: Alamy
A zona do euro já trabalhou-se em um canto do qual não sabe como sair. Em jogo está não só o bem-estar econômico da Europa, mas também a sua estabilidade política.
Por um lado, a maioria dos europeus concordam que um colapso da zona do euro deve ser evitado a todo custo. Por outro lado, eles reconhecem que a união monetária não pode sobreviver por muito mais tempo na sua forma actual. Medidas que se traduzem em gente como a Alemanha ter que pegar as contas , ou os gostos da Grécia ter de sofrer duras medidas de austeridade a fim de reembolsar os estrangeiros não será viável por muito tempo.
Não são apenas os países em dificuldades estruturalmente não competitivas, mas eles também são prisioneiros de uma moeda que é grosseiramente superestimadas em relação a suas próprias economias.Nestas circunstâncias o crescimento não é exequível e enorme agitação social pode ser na esquina como as pessoas são forçadas a sacrificar sem o benefício de um vislumbre de esperança.
Assim, precisamos encontrar uma maneira de manter todo mundo nesta união monetária, enquanto injetar alguma vida a estas economias. Um passo nessa direção seria o que eu chamo de "a opção Lázaro": os países em dificuldades revivendo as suas próprias moedas extinta enquanto ainda permanecer na zona euro.
Um país da zona euro com problemas não pode continuar euros impressão. Ele pode, no entanto, reviver a sua própria moeda e deixá-lo flutuar, sem dúvida, terminando com um desconto substancial do euro.Ambas as moedas podem co-existir como moeda legal com as empresas e as pessoas que têm a opção de usar tanto para transações comerciais.
Em tal contexto, os exportadores poderiam citar seus produtos em moeda local mais barato, recuperar alguma competitividade. O governo poderia pagar por uma parte substancial de suas despesas, incluindo salários e pensões em moeda local, reduzindo por isso mesmo a necessidade de se financiar em euros nos mercados, e também poderia emitir notas promissórias em moeda local.
Exceto eventual reestruturação da dívida, a dívida denominada em euros soberano e privado, no entanto, ainda estará lá e precisam ser pagos com euros mais caros, um efeito colateral dolorosa mas inevitável de tal esquema. Com a única finalidade de reembolsar dívidas denominadas em euros com uma moeda reviveu local, uma taxa de câmbio oficial entre o euro ea moeda local teria que ser fixado com oBCE , sob rigoroso controle sobre tais operações e os fluxos de capital e evitar a arbitragem especulativa .
A moeda antiga revivido efetivamente ser feita de dois componentes: uma moeda comercial e financeira numa moeda. Euro credores, sem dúvida, sofrer e reintroduzir a moeda local pode, em alguma medida, ser considerado como um "padrão suave", embora um carregando incerteza limitada. Por outro lado, o país sofre de uma desvalorização interna, espero que de um tipo mais politicamente aceitável.
Inflação induzida pela impressão de dinheiro novo local terá de ser refreada, mas hoje, a deflação parece que o mal maior.
A fim de evitar uma corrida aos bancos locais por clientes com depósitos em euros, eles precisam ter certeza de que seus depósitos permaneceria a ser remunerado em euros, como se a moeda local não tinha sido restabelecida, uma medida susceptível de necessitar de assistência do zona do euro. Restrição de convergência, uma gradual e parcial eliminação gradual do euro pode, naturalmente, resultar em tal economia.
Implementando vários mecanismos cambiais dentro da zona do euro não é uma questão simples e não vai curar os males fundamentais que afetam a Europa. No entanto, se a manutenção da integridade da união monetária é uma condição necessária para evitar uma fragmentação política perigosa e se os países em dificuldades estão a ser dada uma chance, opções não convencionais como a corrida ao lado de antigas moedas o euro merecem séria consideração, e mais cedo ou mais tarde.

artigo original aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário