sexta-feira, 6 de julho de 2012

O bom, o mau e o vilão


Pobre Alemanha, obrigada a apresentar garantias em massa para os seus perdulários vizinhos europeus. 

A República Federal fez tudo certo empurrando os seus custos de trabalho para baixo, mantendo a dívida pública baixa. E os seus vizinhos fizeram tudo errado deixando uma espiral elevada de salários e acumulando grandes pilhas de dívida pública. 

Mas agora a Alemanha prudente está sendo forçada a pagar a totalidade da conta.


Clique aqui para ver o gráfico.

E mesmo sem os custos adicionais de salvamento da Grécia, Irlanda, Portugal, Espanha e Chipre,  Berlim, está  a enfrentar o aparecimento de contas catastróficas do Banco Central Europeu (BCE) de apoio à liquidez  para o sistema bancário da zona do euro. O Bundesbank já acumulou grandes reclamações contra outros bancos centrais por meio do sistema de compensação monetária conhecida como "target 2".

Essa é a narrativa padrão da Alemanha. E é em grande parte falsa. As garantias que a Alemanha se estendeu - e as operações de liquidez enormes do BCE - foram realmente utilizadas para auxiliar as nações em luta da periferia da zona do euro. Mas eles também têm, como a nova pesquisa da Goldman Sachs demonstra, que o mecanismo foi usado também para resgatar os bancos alemães.

Alemanha teve persistentes superávits em conta corrente através de grande parte da última década, como o Gráfico 1 acima mostra, o que significa que as suas famílias e as empresas, no total, arrecadou mais do que gasto. Isso significa que, inevitavelmente, que a Alemanha acumulou enormes pretensões estrangeiras.Como O gráfico 2 mostra, estes atingiram € 1TRN  até 2011.

Como é que isso funciona? Famílias alemãs e empresas depositaram os seus excedentes financeiros em bancos alemães e gestores de fundos. Essas instituições, em seguida, usaram estas economias para comprar ativos no exterior. A maioria deles foram investidos em toda a zona euro.

Estes incluíram todos os tipos de ativos, que vão desde a dívida dos bancos irlandeses, para as imobiliárias espanholas, a acções gregas. Isso é correto: os bancos alemães ajudaram a inflar as bolhas que já explodiram em toda a zona euro, com consequências tão desastrosas.

Aqui é onde fica interessante. Os bancos alemães têm vindo a desvincular-se da sua exposição a sul da Europa desde 2007, como Gráfico 3 shows. As reivindicações dos bancos alemães do crédito bruto contra as nações da periferia da zona do euro caíram 50 por cento, para € 300 bilhões. Eles foram ocupados por outros ativos da zona do euro para reduzir os riscos de seus balanços.

E isso vem ocorrendo, como o BCE tem vindo a alargar o seu próprio balanço, ao fornecer empréstimos baratos para os bancos em todo o continente para os impedir de ficar sem dinheiro.  Aqui está como funciona: os bancos alemães pararam de emprestar para os bancos da periferia da zona euro. E os bancos foram assim forçados a financiar-se junto ao BCE.

Mas os riscos retornaram. As nações da periferia da zona do euro ainda estão a executar os déficits comerciais com a Alemanha. Esses déficits que foram anteriormente financiados pelos bancos privados alemães são agora financiados pelo BCE. 

"Não é coincidência que o aumento nos ativos externos líquidos do Bundesbank na folha de equilíbrio mais ou menos coincide com a diminuição verificada em balanços dos bancos", disse Dirk Schumacher, do Goldman.

O que isto significa é que os governos da zona do euro e do BCE, além de socorrer outros estados membros, foi também discretamente resgatar os bancos alemães e, por extensão, os alemão poupadores. Sem essas operações de emergência, a zona do euro teria rompido, os bancos alemães teriam falido e as economias de muitos alemães comuns poderiam ter sido exterminadas. E o mais provável é que o contribuinte alemão teria sido forçado a socorrer os bancos.

Assim, o povo alemão na hora de distribuir a culpa pela situação em que se encontram, não devem ignorar seus próprios banqueiros. Se essas instituições não tinham feito esses investimentos e financiar os déficits em conta corrente dos países vizinhos da Alemanha durante tantos anos, seu país não iria estar no gancho para centenas de milhões de euros de dívidas incobráveis.


artigo original aqui


Sem comentários:

Enviar um comentário