quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Minijobs

A outra face do milagre do trabalho alemão: os "minijobs"

São já cerca de sete milhões os empregados em “minijobs” na Alemanha, com remunerações inferiores a 60 cêntimos à hora e com funções consideradas de menor importância, de acordo com o “El Economista”.

Limpar chão e lavar pratos estão no topo dos “minijobs” mais oferecidos pelas agências de emprego a preços reduzidos, e estes são considerados o “backstage” do milagre do trabalho alemão.



Leia mais aqui


Esta notícia é acrescentada com o seguinte comentário de A. Proença no JN (sujeito a confirmação, mas de importante complemento):

Só uma pequena correção:
Os mini Jobs sao pagos a 1 € à hora quando são através do Fundo de desemprego e são na maioria realizados por quem está há mt tempo desempregado, na sua maioria Hartz IV. Trabalham por 1 euro, mas têm a renda paga (o apartamento não deve ter mais de 45 m² por pessoa. Se tiver família, mais 15m² por pessoa) e uma percentagem de 68% para a Luz. Recebem ainda 359 Euros e mais os tais euros do minijob. Se ultrapassarem os 160 Euros, é depois reduzido dos tais 359 euros.

Através de Agências de emprego o mínimo admitido é de 4,50 € por hora. / além disto tudo também existem os miniJobs para quem quer ter por exemplo um segundo trabalho. Estes baseiam-se nos 400 a 600 euros por mês e as pessoas não devem trabalhar mais de 20 horas por semana. / Quanto a Jobs pagos a 2 euros há hora, tratam-se também de ocupações para quem está no fundo de desemprego (não confundir com quem é Hartz IV).

Na maioria estes Jobs são para uma formação qualquer, que é paga pelo centro de emprego mais os 2 euros por hora. Só devem trabalhar 30 horas por semana. Estes por sua vez não recebem dinheiros para renda nem luz, mas têm direito ao subsidio de habitação, cerca de 140 euros. Depende também se são estudantes o não.

Sem comentários:

Enviar um comentário