quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Top 10 dos responsáveis pela desgraça de Portugal





1º   José Sócrates
  Cavaco Silva
  Mário Soares
  Teixeira dos Santos
5º   Vítor Constâncio
  Dias Loureiro
7º    Jorge Coelho
8º    Jorge Sampaio
9º    António Guterres
10º Durão Barroso


17 comentários:

  1. Para um site que se propõem de Ana'lise e Pesquisa Econo'mica, a não ser uns quantos nomes aqui, nu'meros ali avançados não estou a ver ana'lise alguma e muito menos pesquisa não estou a ver bem onde se que chegar a não ser querer instrumentalisar que lê e não quer ver mais longe que a ponta do seu nariz. Não estou de acordo com essa maneira de lançar nomes e nu'meros na natureza, sem outra explicação. Fa'cil demais para ser levado a sério.

    ResponderEliminar
  2. concordo. Fazer análise assim é ridículo.

    ResponderEliminar
  3. lol mas isto ja sabiamos à muito tempo ...

    ResponderEliminar
  4. 1º SOARES
    2º CAVACO
    ...
    10º SÓCRATES
    ENTRADA NA C.E.E. FOI O PRINCIPAL MOTIVO PARA A SITUAÇÃO ACTUAL

    ResponderEliminar
  5. Mudam-se os tempos, mudam-se as teorias... antes de Socrates o principal acusado era o Guterres! Nunca se tinha falado do Cavaco. Antes do Guterres era o M. Soares, claro! Os srs. da direita nunca são culpados de nada. Sempre gostaria de saber, quantos institutos fecharam com este governo que apregoava tantos escândalos.
    Conclusão: o actual povo português não é tão estupido como o jornalismo quer fazer crer.

    ResponderEliminar
  6. blog com pouco valor acrescentado!!!

    ResponderEliminar
  7. Este Top 10, é bastante esclarecedor da realidade. E quando se trata de um lista de top, o importante é a classificação e não análises subjetivas. Cada um de nós tem de ter capacidade de enumerar, é sempre um exercício saudável.

    ResponderEliminar
  8. Leio o que muitos escrevem e dão uma ideia de intelectuais, mas o nosso problema é mesmo esse demasiados intelectuais e pouca gente com capacidade de desenvolvimento, trabalho, inovação e audacia a criar novas formas de progressão da economia e sociedade, esses nomes são reais e existem mais alguns, quanto a posição de cada um é discutível, a minha revolta é que nunca, mas mesmo nunca no nosso pais os verdadeiros responsáveis pela situação actual da economia e sociedade não estão a ser penalizados, acredito que essas mesmas pessoas estão a criar uma facção na sociedade capaz de se revoltar e estamos cada vez mais proximos de termos em nosso pais um grupo capaz de gerar terror a esses mesmos responsáveis.

    ResponderEliminar
  9. Que raio de blog é este? isto não passa do nivel de comentàrios de tasca.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O seu comentário realmente é de uma qualidade suprema.Este blog não faz censura de comentários e existem muitas pessoas que convivem mal com a liberdade e a participação cívica. Comentários de valor são aqueles que são educados e inteligentes, que não foi o seu caso.

      Eliminar
  10. Os 10 estão bem, mas alteraria ligeiramente a ordem:
    1. Sócrates (e outra vez, e outra vez, e outra vez... ocupava 10 vezes o 1.º lugar)
    2. Mário Soares 3. Guterres
    (o pódio vai para os "pais" do monstro)
    4 . Cavaco Silva 5. Teixeira dos Santos 6. Vitor Constâncio 7. Jorge Sampaio
    8. Dias Loureiro 9. Jorge Coelho 10. Durão Barroso.
    E não é por qualquer menosprezo que há mais do PS: é que o PS tem que assumir a responsabilidade do que aconteceu neste país nos últimos 20 anos porque esteve ESMAGADORAMENTE no poder (Governo, Presidência e Assembleia da República e Autarquias). Por isso, tem que fazer uma reflexão interna sobre o que deixou ao país e assumir as suas RESPONSABILIDADES.

    ResponderEliminar
  11. Falta aquela dinâmica mecânica ao país! Inovar, investir, cortar na gordura do ESTADO como reduzir o número de deputados para 150, o seu vencimento deveria ter um tecto máximo de mil euros; o primeiro ministro deveria ganhar apenas 2500 euros (não acumulável com pensões, o presidente da república deveria ter uma pensão não de 10 mil euros mas apenas de 2500 euros; a senhora presidente da assembleia da república não deveria ter uma pensão de 7 mil euros mais 2 mil euros de ajudas de custo (que façam vida de pobre, vivam numa casa nos suburbios com uma renda barata e não em castelos no centro da cidade, esta excelentíssima senhora, por trabalhar 12 anos como juiza, tem uma pensão astronómica e com 12 anos de descontos pôde reformar-se, o que só mostra que existem portugueses de primeira e portugueses de segunda. Todos os ministros (saúde, educação, finanças, economia, agricultura,...) deveriam ganhar, no máximo 2 mil euros.

    A despesa com antigos presidentes da república ascende os 300 mil euros por ano, ora, no fim da prestação de serviços à nação, deveriam continuar a trabalhar, como outro português qualquer, continuar a fazer os seus descontos para a segurança social como qualquer outra pessoa, quando chegasse à idade da reforma, a mesma não deveria ultrapassar os 2500 euros. Se não podem fazer vida de rico, que façam vida de pobre, porque à gente a viver neste retângulo com 3 pontas (o quarto canto está hipotecado ao FMI)a viver com 300 euros por mês, pensões míseráveis que nem chegam para alimentar a papona indústria farmaceútica.

    Em terceiro lugar, neste país sempre houve funcionários públicos, gente com emprego e gente com trabalho. Os funcionários públicos têm comparticipações nos hospitais privados, cirurgias a baixo custo, dentistas quase de graça, oftalmologistas quase de borla, pois, é só apresentarem uma fatura e o dinheirinho caía-lhes nas mãos. Fiquei indignado com o que soube aquí à dias, os militares do exército, forças armadas os de posto mais alto, os que ganham mais ou menos 3 mil euros mês,têm direito a 800 euros anuais que podem gastar em oftalmologistas, pagos pelo estado. Isto é, no minimo, hilariante.

    Bom, já desabafei, já me sinto mais leve!

    Até Breve, adorei este blog.

    Assinado: Pedro Soares

    ResponderEliminar
  12. Ou a nossa visão do longo prazo se limita ao próximo fim-de-semana e nesse caso, do 1º ao 10º o responsável é o Sócrates (não esquecer o Santana Lopes que em 6 meses de Governo conseguiu a proeza de duplicar o défice e nem consta da lista). Mas isto não é tão simples. As condições externas são, nos ultimos 3 anos, a causa da crise financeira de Portugal. É óbvio que Portugal se encontraria exatamente (mais euro menos euro) na mesma situação qualquer que fosse o Governo (ou o Partido) nos últimos 10 anos. O subdesenvolvimento estrutural é o que impede o país de se defender de choques financeiros externos como o atual. Baixos níveis de qualificação dos RH, baixa produtividade (que não se consegue aumentar com menos feriados nem com baixos salários), sistemas judicial e administrativo ineficientes, tudo isto pesa na economia e na captação de investimento. E de onde vem o subdesenvolvimento estrutural?
    Para não recuar mais do que o século XX tivemos duas grandes oportunidades de apanhar o comboio do desenvolvimento:
    - 1ª oportunidade: Depois da II Guerra mundial dá-se o grande desenvolvimento da Europa no pós-guerra com investimento americano através do plano Marshal. Começam os movimentos de descolonização com o exemplo do império britânico que através de inteligentes devoluções de poder às antigas colónias, soube evitar guerras inúteis e manter uma posição privilegiada no mundo através da Commonwealth que ainda hoje tem extrema importância para o Reino Unido. E Portugal? Orgulhosamente só. Não usufruiu do salto de desenvolvimento da Europa ocidental do pós-guerra, manteve teimosamente guerras inúteis nas colónias que conduziram a que o processo de descolonização acabasse por ser de rutura e manteve-se até aos anos 70 com níveis de desenvolvimento humano comparáveis aos dos anos 50. Perdemos o 1º comboio. Responsável? Salazar.
    - 2ª oportunidade: Depois do PREC, resultado da rutura com um regime que algemou o país a um modelo de estagnação e de empobrecimento humano, Portugal aproximou-se da Europa com a adesão à C.E.E. Nos anos seguintes o país usufruiu de milhões em fundos ESTRUTURAIS destinados ao desenvolvimento estrutural, a maior parte dos quais entre 1986 e 1996. E o que se fez com esses fundos estruturais? Além de construir auto-estradas,não se modernizou a administração pública, não se modernizou o sistema judicial, não se apostou na qualificação e desenvolvimento humano da sociedade. Fizeram-se cursos de formação profissional com fins eleitoralistas para diminuir as estatísticas do desemprego e distribuir dinheiro pelos jovens, cursos na maioria inúteis e desligados da realidade. Em muitos nem havia a preocupação de selecionar os formandos: as entidades formadoras tinham que cumprir um nº X de formandos para aceder aos subsídios, e como nada era planeado a seleção era inexistente. Assisti pessoalmente a realidades como formandos da área de línguas e literatura a fazerem formação de redes informáticas, com conteúdos de Matemática inacessíveis para eles. É melhor nem falar da agricultura e pescas que como sabemos foi praticamente destruída nestes anos.
    Perdemos o 2º comboio. Responsável? Cavaco Silva.
    Curiosidades: qualquer dos dois era professor de finanças públicas e supostamente muito bom. Qualquer dos dois demonstrava (um ainda demonstra) visível indaptação comunicacional. O resto é história. Os únicos dois momentos da história do último século Português em que o rumo podia efetivamente ter sido muito diferente, se os líderes tivessem tido outra estatura política e humana, foram estes. Dispenso comentários do tipo "os xuxialistas é que são culpados" ou "então e os da direita não tiveram culpa?" Uma das maiores desgraças que aconteceu a Portugal pós 1974 foi a morte de Sá Carneiro que poderia ter evitado a nefasta influência que o 2º dos visados acima teve e tem no país. Paulo - Lisboa

    ResponderEliminar
  13. Concordo que estes comentários a nomes são mais da esfera política do que económica. No entanto, como todos temos um pouco de políticos, pergunto: para a lista ser verdadeira e completa, não falta aqui nenhum nome do sector Bancário? Ou alguém pensa que a "engenharia financeira" do TGV e das PPP foi inventada pelo Eng. Sócrates? Não me estou a referir ao BPN e BPP, mas sim aos grandes Bancos Portugueses.

    ResponderEliminar
  14. Eu dava-lhe a todos o primeiro lugar, em ex-eco.

    ResponderEliminar
  15. Comentário dirigido aos comentadores mais críticos:
    Como podem ver, por vezes, um post aparentemente pobre dá origem a comentários com substância suficiente para que se sinta que valeu a pena publicá-lo.

    ResponderEliminar
  16. Boa noite Incitador,

    Foi justamente isso que tentei com este post. Se eu tive capacidade em enumerar os responsáveis que nos conduziram à desgraça, qualquer outra pessoa consegue se assim o quiser.

    E é um exercício saudável para todos fazer o mesmo tipo de levantamento pois leva à elevação crítica da política mesmo que cada um de nós sinta diferenças de opinião aqui ou ali.

    Em última análise todos nós somos responsáveis mas tem sempre aqueles que são mais responsáveis que todos os outros. E sabendo do peso do estado nos negócios ficou clara a participação dos políticos no afundanço com um polvo de esquemas e interesses que pouco serviram a Portugal.

    cumprimentos.

    ResponderEliminar